fbpx

Locadora Momento

QUER ALUGAR UM CARRO, MAS NÃO SABE COMO. ESSE É O MOMENTO CERTO!

ESCLAREÇA ALGUMAS DÚVIDAS SOBRE A LOCAÇÃO DE VEÍCULOS.

A busca pelos serviços de locação de veículos teve um aumento de 50% nos últimos 12 meses, aqui no Brasil. Consequentemente, as dúvidas sobre como alugar um carro têm aumentado entre

as pessoas que querem aproveitar as vantagens dessa categoria de serviço. Por isso nós da Momento, fizemos uma lista das dúvidas mais frequentes sobre locação.

 

  • Quais são os requisitos para alugar carros?

Obrigatoriamente, para alugar um carro no Brasil, você vai precisar de:

– Carteira Nacional de Habilitação

– CPF;

– Cartão de crédito.

Fora esses requisitos obrigatórios, muitas locadoras de carros exigem que o contratante tenha no mínimo 21 anos. Outra condição comum no aluguel de veículos é que o contratante tenha a carteira de motorista há pelo menos 2 anos, todos os requisitos variam conforme a empresa.

 

  • Como são calculadas as diárias?

Ao alugar um carro, o usuário vai pagar por diárias equivalentes ao período em que estiver com o carro, sendo que cada diária dura 24 horas, ou seja, ao retirar o automóvel às 10h, o mesmo deverá ser devolvido às 10h do dia agendado para a entrega.

O horário pode variar, mas não é recomendado, por exemplo, retirar ao meio-dia e devolver às 14h do dia seguinte, nesses casos, às duas horas extras serão contabilizadas no valor total.

O preço do aluguel de carros inclui ainda as taxas de serviço da locadora e pode variar dependendo de alguns fatores como:

 

1. Quilometragem, se controlada ou livre, veja mais detalhes adiante;

– Categoria de seguro — cada locadora oferece diferentes opções, você que decide qual é a melhor;

– Opcionais — ar condicionado, GPS, rádio, DVD, cadeirinha para criança, motorista adicional… Esses são apenas alguns itens opcionais que interferem no preço final do aluguel de carros.

 

2. Qual a diferença entre quilometragem livre e quilometragem controlada?

Na km livre, é possível andar à vontade com o veículo alugado, sem se preocupar em pagar por ter andando quilômetros extras ao combinado, já que este valor está incluso no valor total das diárias.

Na km controlada, você vai pagar pelas diárias + um valor por cada km rodado.

 

3. O que fazer no caso de multas?

Normalmente, a locadora é notificada e então repassa a aplicação da multa para o locatário. O pagamento é descontado diretamente no cartão de crédito do condutor. Do mesmo modo, os pontos são registrados em sua habilitação.

Contudo, uma taxa administrativa pode ser cobrada pela locadora de veículos. Fique atento em relação aos termos e condições estipulados no contrato.

 

4. O carro alugado foi roubado, como proceder?

Os trâmites podem variar dependendo do seguro contratado, mas as primeiras medidas seguem a mesma lógica: antes de registrar o ocorrido na delegacia de polícia mais próxima, o motorista deverá entrar em contato com a locadora e informar o sinistro.

Em seguida, já com o boletim de ocorrência em mãos, é estipulado um prazo de 48 horas para comparecer a uma agência da locadora e preencher o Aviso de Sinistro, bem como devolver as chaves e os documentos do carro.

 

5. Quanto custa alugar um carro?

No item 2, falamos sobre como são calculadas as diárias. No entanto, além dos valores embutidos na tarifa por conta do serviço em si, outros fatores influenciam no preço da locação de um veículo:

– Período da locação — em feriados, a diária pode aumentar mais de 100%;

– Cidade — em grandes capitais, onde a demanda é maior, pode ser mais caro que em cidades menores.

 

Qualquer dúvida que restar sobre locação de veículos nós da Momento ficaremos felizes em esclarecer.