Nesse tipo de negócio, o cliente paga uma mensalidade para usar um carro zero quilômetro por determinado tempo. É uma espécie de aluguel prolongado. Franquias e prazos. São várias opções de duração dos contratos. Geralmente, as empresas oferecem a assinatura por 12, 18, 24, 36 ou 48 meses.
Quando contrata o serviço de assinatura de carros, o cliente se livra de preocupações como documentação, seguro, manutenção –preventiva e corretiva– e impostos.
Para assinar um carro é preciso, claro, de uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Além disso, algumas empresas exigem que as mensalidades não comprometam mais do que 30% da renda do contratante –é possível agregar a renda de cônjuges na conta.
VANTAGENS DO CARRO POR ASSINATURA
Confira alguns dos benefícios de adotar a ideia do carro por assinatura;
Se você precisa de um carro e não quer lidar com as burocracias envolvidas, o modelo de assinatura pode ser o ideal.
Isso porque a locadora fica responsável pelos impostos, documentação, assistência 24 horas, manutenção e seguro, além de prestar serviços extras, como leva e traz do veículo para revisão.
Sua única preocupação, nesse caso, será encher o tanque e respeitar as leis de trânsito para não tomar multas.
De acordo com uma estimativa da Porto Seguro, um carro por assinatura pode sair até 24% mais barato do que um automóvel financiado.
Se somarmos os custos dos juros cobrados pelo banco, emplacamento, IPVA, licenciamento, seguro e depreciação, é bem provável que financiar saia mais caro do que alugar.
Além disso, o motorista não tem custos com manutenção e revisão, o que pode aliviar as despesas do dia a dia e representar um valor inferior à prestação do financiamento automotivo.
Lembrando que é preciso incluir o custo de oportunidade no cálculo, que é o quanto você poderia ganhar em rendimentos se investisse o dinheiro em mãos ao invés de comprar o carro.
Uma das grandes vantagens do carro por assinatura é o privilégio de ter um zero km na garagem sempre que você quiser.
Quando você fecha negócio com a locadora, ela compra o carro novo e revende no final do contrato.
Assim, você pode trocar de carro todo ano, se decidir fechar um contrato de 12 em 12 meses.
Comprar um carro significa sofrer com a perda financeira da depreciação, já que o preço do veículo cai consideravelmente com o passar dos anos.
Nesse ponto, a assinatura é vantajosa, pois a locadora fica responsável pela revenda e você não precisa se preocupar com a desvalorização do veículo após o uso.